Evolução Tecnológica
O
uso da tecnologia é tão antigo quanto a historia da humanidade e se iniciou com
o uso das primeiras ferramentas de caça e proteção.
Mas o desenvolvimento da tecnologia acontece
desde que o homem pensa em suas ferramentas, com intuito de aperfeiçoá-las,
principalmente com o começo da utilização do fogo.
Quando
se fala nesse assunto, muitos pensam na tecnologia digital, mas até mesmo uma
colher de madeira é uma tecnologia. A colher facilita muito a vida das pessoas
assim como a maioria dos outros objetos tecnológicos. Nota-se que é um assunto
que envolve engenharia, já que há um desenvolvimento pelo engenheiro desses
objetos que realizam alguma função ou objetivo.
Com
tanta evolução a tecnologia se tornou acessível a muitas pessoas principalmente
a digital, como por exemplo, os eletrônicos que eram caros e raros e hoje já
podem estar na nossa mão. Esse acesso nos permite desenvolver novas habilidades
para a vida. Mesmo assim o uso doméstico fica em ultimo lugar no benefício,
atrás da engenharia, da medicina, da informática e do ramo militar.
Na
indústria a tecnologia melhorou a produção, os produtos e os preços. Mas também
gerou desemprego, já que muitas pessoas foram substituídas por maquinas
complexas.
Também
pode modificar uma cultura, ou até criar uma, causando conflitos na nossa
sociedade. E outras desvantagens são a poluição e outras questões ecológicas
irreversíveis. Portanto, embora a
tecnologia tenha evoluído para beneficiar as pessoas, as desvantagens são
muitas.
A
evolução está muito acelerada, por exemplo, as TVs que só tinham imagens em
branco e preto hoje podem emitir imagens 3D, etc. A velocidade com que as
pessoas podiam se deslocar era a de um cavalo, hoje podem passar tranquilamente
dos 200 km/h com maquinas cada vez melhores que podem atingir mais de 2000 km/h.
Talvez a velocidade da luz não esteja tão longe de ser atingida por alguém.
Esses
são alguns fatos centralizados na evolução da tecnologia, de forma
generalizada. Podemos nos aprofundar no assunto quando você postar seu comentário
ou duvida!

Muito bom o post me informou muito, também acho que a tecnologia esta evoluindo muito rápido, mas acho que ira demorar um pouquinho para conseguirmos chegar na velocidade da luz.
ResponderExcluirSim, claro, talvez não chegue nesse ponto. Mas a evolução cresce numa proporção cada vez maior.
ExcluirQuando falamos em tecnológia pensamos sempre em coisas super atuais, mas temos tecnológias desenvolvidas à centenas de anos que ainda são usadas. Concordamos também, que com o maior desenvolvimento de novas tecnológias há uma diminuição dos preços e maior acessibilidade ao grande público, assim com o desenvolvimento temos a facilitação no trabalho humano e como consequência diminui a quantidade de pessoas utilizadas no mesmo trabalho.Além disso Parabenizamos ao grupo pela postagem um tanato esclarecer.
ResponderExcluirObrigado! Essa postagem foi baseada nos comentários da ultima postagem, que aborda as conseqüências, alguns benefícios, a velocidade, a importância, etc., da evolução da tecnologia (já que não há muitas novidades sobre o assunto).
ExcluirMuito bom, gostamos desse blog, porque entre outros motivos ele têm uma ligação com o nosso, que é "Energia". Afinal, as grandes invenções tecnológicas, na maioria das vezes, necessitam da energia. Bom, vocês colocam no texto sobre a evolução de todos os aparelhos, e inclusive dão o exemplo da colher de madeira, que também é uma invenção tecnológica, nós que temos essa "mania" de achar que invenção tecnológica são apenas aparelhos como computador, celular, e outras máquinas,que de alguma forma substitui a nossa capacidade mental. É nesse ponto que o nosso grupo chegou, até quando é possível que a tecnologia nos deixe cada vez mais dependes dela e substitua os nossos pensamentos e ideias próprias? A tendência é que essa dependência aumente cada vez mais e mais, pois nos acostumamos a viver confortáveis com esses avanços.
ResponderExcluirAnalisando esses fatos podemos dizer, de forma cômica, que a tecnologia é coisa pra preguiçosos – queremos viver confortáveis – Tem gente que procura a perfeição, mas nunca vai conseguir inventar algo mais perfeito que si próprio. Pois não dá pra inventar uma maquina mais inteligente que o inventor. Acho que maquinas podem apenas fazer cálculos mais rápidos que os humanos (e outras atividades, ‘básicas’ claro).
ExcluirFicou muito bom, a tecnologias que vem para o bem mais muitas das vezes elas são usadas para o mal por ex a bomba atômica que foi criada para termina uma guerra. O texto fala também nos malefícios que a evolução da tecnologia traz para nossa sociedade, porém muitas das vezes a tecnologia ajuda a melhorar a nossa vida.
ResponderExcluirIsso mesmo. A tecnologia evolui para o bem de ao menos algumas pessoas, mas pode atingir outras (ou elas mesmo) de forma desvantajosa.
ExcluirBuscamos não falar muito dos benefícios, pois a tecnologia é usada com esse objetivo!
muito bom.bem informativo...cremos que a evolução é essencial.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOla, você poderia me informar o nome do autor que escreveu isso?
ResponderExcluirmuito bom o trabalho, so faltou referencias ...
ResponderExcluirDesde o inicio da tecnologia é usada para facilitar a vida do homem de forma vantajosa, agregando oportunidades para o crescimento e multiplicando o aprendizado para outros. E infelizmente, da mesma forma é usada de forma inadequadas para homens de má índoles prejudicando a si e aos outros.
ResponderExcluirA tecnologia,foi feita para o homem,e não o contrário,é necessário saber utiliza-la,para que todos possam se beneficiar. Assim como o ser humano está em constante evolução,a tecnologia também.
ResponderExcluirA informação que a tecnologia causa desemprego deve ser analisada com cautela.
ResponderExcluirÉ possível que num primeiro momento haja desemprego , mas a médio e longo prazo esta nova tecnologia pode gerar mais empregos e mais bem remunerado .
Os chamados caixas eletrônicos em princípio reduziu o número de bancários mas hoje existe muitas pessoas que em função dessa tecnologia estão empregadas.