Tecnologia & ser humano
Através dos
tempos, o ser humano vem desenvolvendo sua tecnologia para facilitar sua vida.
Desde os mais remotos tempos, vê-se que a busca dessa comodidade impulsionou a
espécie humana para desvendar a natureza, suas leis, desenvolver mecanismos,
criar métodos, equipamentos, leis, convenções, tudo voltado a trazer-lhe o conforto.
É evidente que o salto tecnológico foi acompanhado, primeiramente do choque
causado na população, seguida pela adaptação à nova invenção, descoberta ou
aperfeiçoamento, passando pela acomodação ao novo recurso, culminando na
substituição dessa inovação por outra mais elaborada e que veio suprir novas
necessidades humanas, reiniciando todo esse processo. E com o passar do tempo a
humanidade percebeu seu avanço tecnológico, seja através de grandes conquistas
que serviram para a evolução, caso típico das tecnologias na área da saúde,
seja também através da destruição originada, por exemplo, pelos equipamentos de
guerra. No entanto, apesar de toda a conquista tecnológica que culminou no
mundo que vivemos hoje, sentimos que o ser humano continua insatisfeito. A
angústia, o medo, a incerteza assolam as esperanças da humanidade em si própria
e parece que toda conquista material não é capaz de suprir essa insatisfação.
Isso ocorre, porque a humanidade ainda não descobriu o que fazer com todos
esses inventos, oriundos de sua capacidade criadora. Claro está que o ser
humano continua buscando desenvolver mais a tecnologia, sem no entanto atribuir
a essa conquista algo efetivo que possa auxiliar todos os seres humanos e
trazer-lhe, de maneira global, aquele conforto que poderia ser fornecido pelo
avanço da tecnologia. Claro está, que a tecnologia é voltada para suprir as
necessidades de poucos e a insatisfação cresce, na medida que muitos nada têm e
poucos tudo possuem.
Com exceção, é
evidente, da paz, que nenhum deles foi capaz de conquistar. Diante disso, cabe
uma indagação; deveríamos abandonar a busca pelo desenvolvimento tecnológico? É
evidente que não. Devemos sim aproveitar nossa potencialidade, cada um na sua
área de atuação, e continuar desenvolvendo equipamentos, sistemas, tecnologias
que possam trazem a todos os seres humanos a oportunidade de se manifestarem
melhor e também de terem seus anseios atingidos. Mas, ressalte-se, para toda a
humanidade, e não apenas para um grupo seleto. Porém, a humanidade não deve
pensar no desenvolvimento tecnológico como seu objetivo final, pois a
tecnologia alcançada deve servir de subsídio para o ser humano crescer,
evoluir. E quando o ser humano descobrir seu objetivo grandioso, que pode até
ser ajudar os seres humanos que ainda não se reconheceram, aí sim a tecnologia
também estará em sintonia com esse objetivo, que é servir ao ser humano. Até
essa ocasião, o ser humano continuará insatisfeito com a tecnologia, como
também com sua ausência, por não se reconhecer como ser humano. Por isso, a
maior conquista não está na tecnologia, mas sim no reconhecer-se como ser
humano e saber aplicar todo o conhecimento adquirido para o bem da humanidade.
Referencia: <pt.shvoong.com/humanities/383984-tecnologia-evolu%C3%A7%C3%A3o-ser-humano>
Este post faz com que pensamos como são desenvolvidas as tecnologias, sempre a partir de uma necessidade e mesmo que tenhamos essa necessidade não querer dizer que vamos conseguir desenvolver uma tecnologia como exemplo que o grupo deu da felicidade e as tristeza que não pode ser "extinta" da terra.
ResponderExcluirParabéns pelo post!!!
Achamos que ficou muito texto, se vocês tivessem feito um resumo, acho que daria para entender melhor.
ResponderExcluirAchei muito objetivo e maravilhoso,amei, desde que seja para o bem de toda humanidade.
ResponderExcluirInteressante e expansionisticamente exparso, em sua amplitude a tecnologia em seu modo evolutivo e tecnico cientificamente impressiona.
ResponderExcluir